16 de julho de 2011

Peixinhos da horta blondinhos

Como já não sei o que fazer a tanto feijão verde que me dão das hortas das redondezas e já me enjoo de tanta sopa de feijão verde e tanto feijão verde cozido, lembrei-me que a Mãe e a Avó faziam uns feijões muito crocantes que eu, pouco curiosa com as artes culinárias, nunca me deu para aprender e depois fiquei sem Elas. Adiante, inventei. Não ficaram as coisas maravilhosas da minha infância. Sujei o fogão e tudo à volta e queimei o polegar direito de tal maneira que fiquei com a marca dos buracos da escumadeira tatuados. Um pavor! Mas enfim, dentro das minhas limitações, estes feijõezinhos fritos em polme ficaram saborosos e acompanhei-os com tzatziki fresquinho que corta um pouco o facto de serem fritos.

Ingredientes:
feijão verde
2 ovos
1 chávena de farinha
salsa q.b.
sal e pimenta a gosto
óleo para fritar

Arranjar os feijões, cortar as vagens maiores em dois e cozer. Depois de cozidos, escorrer bem e reservar. Num prato fundo bater os dois ovos com a salsa, o sal e a pimenta. Num outro prato dispor a chávena de farinha. Levar o óleo a aquecer bem numa frigideira (o óleo será qualquer coisa como dois dedos de altura da profundidade da frigideira). Passar cada vagem d efeijão cozido por farinha e depois pelo polme de ovo. Fritar. Quando douradinhas, retirar as vagens para uma travessa coberta com papel absorvente. Servir com salada ou um molho fresco.

5 comentários:

Ältere Leute disse...

Schmeckt prima!
Tanto petisco... espero que bem partilhado!
Bj.

Turista disse...

Querida Blonde, eu faço de modo diferente:, a polme em que se envolve o feijão-verde, é feita com os ovos e a farinha, misturados com as especiarias e um pouco de água ou leite. Esta é a receita da minha mãe! :)

Tiago R Cardoso disse...

Não sou grande apreciador de feijão verde, mas está bem.

luisa disse...

Já tenho pensado muitas vezes em fazer peixinhos destes... mas aborrece-me tanto ter que lidar com os efeitos colaterais da fritura... :)

Dias as Cores disse...

Já andava há dias para meter mãos à mesma obra, agora é q os vou fazer seguindo a tua receita!...Ah e o tzatziki, não conhecia, mas não há-de passar mt sem trying it! Looks delicious! :))