9 de março de 2013

Panna Cota aldrabada

Vi esta receita fabulástica no blog Come Chocolates, Pequena, que é um daqueles blogs que me inspiram e me fazem pensar que até devo conseguir umas coisas. E, se melhor a vi, mais depressa a fiz. Porém, dada a minha incapacidade nata de seguir receitas, a coisa fez-se para o lado da aldrabice depois de eu queimar os dedos a fazer caramelo, queimar o tachinho do caramelo, embodegar os dedos e a bancada nas sementes de baunilha, não conseguir desfazer as folhas de gelatina e acabar com uma bola dura de caramelo enrolada na colher de pau. Ao fim e ao resto, a coisa até nem saiu tão desastrada como a Blonde que a fez. Cá vai com os obrigadas à CNS.

Panna Cota (muito) aldrabada
Ingredientes:
500ml de crème légere
200ml de leite
1 vagem de baunilha
1 pitada de sal
250grs de açúcar
125ml de água
7 folhas de gelatina (o original diz 5 mas as minhas eram muito pequeninas)

Levar ao lume o leite, o crème légere, as sementes de baunilha, raspadas da vagem, e a pitada de sal. Mexer bem e deixar levantar fervura. Num tachinho levar o açúcar e a água a fazer caramelo (operação delicada e potencialmente perigosa - pelo menos para Blondes na cozinha). Quando o caramelo estiver feito juntar ao preparado do leite (a CNS diz que é o preparado do leite que se deve juntar ao caramelo e eu acho que ela deve ter razão porque o meu preparado ia explodindo quando o caramelo a ferver lá entrou). Por último, desfazer a gelatina num pouco de água a ferver (o original diz água fria, mas a experiência não me correu bem) e juntar, mexendo bem, ao preparado anterior.
Colocar em tacinhas ou numa taça grande, que foi o que eu fiz para me dar menos trabalho, e levar a solidificar no frigorífico.
Contra todas as minhas expectativas (e o facto de a cozinha ter ficado a parecer um cenário de guerra), ficou uma coisa deliciosa. Mas para a próxima deixo-me de brincadeiras e uso caramelo de compra:) 

1 comentário:

CNS disse...

Ainda bem que valeu a pena o esforço, Blonde :)

bjs