3 de fevereiro de 2014

É oficial: vou para Brac!

Pronuncia-se Bratsch e é uma ilha croata na costa da Dalmácia.
Vi esta foto numa revista espanhola (a praia chama-se Zlatni Rat) e pensei que fosse no Pacífico. Afinal é aqui no nosso quintal. Foi um caso de amor/obsessão à primeira vista. Nem sabia que a ilha existia. A única coisa que me apetecia nas férias era desaparecer para um sítio off the beaten track. E assim cheguei a Brac: longe de tudo, quando o tudo vem de Portugal: avião para Zagreb, mais avião de Zagreb para Split, Split ferry para Brac, Brac carro para a liberdade.
É engraçado, já corri Seca e Meca por este mundo fora, Equador acima e abaixo, Greenwich para Este e Oeste, calcorreei desertos e grand canyons, mergulhei em mares e oceanos e, não sei porquê, o Mediterrâneo (o Egeu e agora o Adriático) é onde me sinto mais em casa quando é longe que quero estar. Acho que a culpa é do Attenborough e da "My Family and Other Animals" que me marcaram a infância. Aliás, de todos os sítios exóticos e míticos em que já estive, parece impossível que o que mais me marcou tenha sido a descida ao Vale das Borboletas em Rodes. Podia dizer que ter entrado na Grande Pirâmide, nadado nos corais do Mar Vermelho, ter andado de barco na catarata do Niágara ou visto baleias em Cape Cod, ter-me perdido numa tempestade de areia no Sara entre outras sui generidades eram as minhas mais indeléveis experiências. Mas não. Uma ilha minúscula no Egeu. Um vale acanhado e perdido e os milhares de borboletas migratórias que eu vi nos programas do Attenborough, isso sim, isso é talvez a experiência mais transcendente que me aconteceu numa vida transumante.
Aguardo por Brac.

2 comentários:

Dalma disse...

Para mim foi traumatisante a viagem no " the lady of the mist" no Niagara! Atravessar em dois dias o Dead Valley foi bem mais interessante...

Álex disse...

pena horrorosa por não ter viajado tanto assim - coisa que adoro - olha uma pessoa que também leu o "My family and other animlas"!!! é tão delicioso o livro ;) ;)
Descobri-o cquando na faculdade e ainda me lembro de ir no comboio a sorrir ou rir mesmo