17 de abril de 2017

Dia 16: Pulo à Califórnia e regresso ao Nevada

O passeio pela vastidão leva-me à Califórnia que não é só a Hollywood dos filmes ou a gigantesca Los Angeles e a icónica São Francisco. A Califórnia é a continuação do deserto e das grandes imensidões contidas neste pleonasmo.
Uma fuga breve que me leva a entrar fronteira adentro na Califórnia também me trará de regresso ao Nevada e a Las Vegas onde assentei poiso por estes dias. E a reentrada no Nevada tem a monumentalidade kitsch associada a um estado onde o que interessa para o mundo é apenas, e só, Las Vegas. É assim que me vejo em Primm, auto-proclamado outlet de Las Vegas, a entrada no Nevada como quem vem da Califórnia pela Interstate 15.
Parece mais um parque temático do que uma localidade. É ambos. É o kitsch a esteróides, o prenúncio da loucura de Vegas. Pergunto-me quem é que aqui vem veranear, porque há aqui montes de resorts, porque aqui encontro matrículas vindas de todos os estados e mais alguns, até de Nova Iorque, tão distante na outra costa! Refreio o pensamento na certeza de que há gostos para tudo e porque, afinal, eu também vim casar a Vegas e, por isso, também entrei no rol destes turismos de massas fascinadas pelo kitsch por muito que eu me ache diferente. Não me detenho aqui mais do que a meia hora para o olhar pasmado e regresso ao coração do Nevada onde me aguarda um hotel elegante fora da Strip e um balde com garrafas de champanhe que sobraram do meu casamento...

1 comentário:

Dalma disse...

Mas a Califórnia também tem San Diego, uma verdadeira jóia na antítese do "kitcsh" de LA e LV!