16 de junho de 2017

Halifax (Canadá): Sem sol

Sou como o Miguel Sousa Tavares: dêem-me o Sul, o imenso Meridião. Dêem-me os céus azuis e alegres do Sul. Porém, nem sempre o Sul é uma opção e muitas vezes há em que o Norte é destino.
Chegar a Halifax, como quem vai de Portugal, é épico pelo tempo que se demora e, depois, é a mudança total de estação ainda que estejamos no mesmo hemisfério. Sair com bom tempo e chegar ao Inverno é sempre uma estranheza.
Os céus cinzentos de Halifax lembram-me porque é que eu seria incapaz de viver tão ao Norte. Entristecem as fotos, a paisagem, o humor. Pergunto-me como é que os canadianos, perpetuamente neste clima de cinzas pardacentas, conseguem ser alegres e bem-dispostos, mais easy-going que os seus vizinhos a sul? São um bocado como os australianos que têm o sol do Sul. Aliás, entre os "nórdicos", estou em crer que os canadianos são, de facto, os que menos reflectem a frieza cinzenta do clima.
Halifax está na costa dos faróis da Nova Escócia. Aqui descansam os náufragos do Titanic, tão longe dos seus destinos de origem e do seu destino americano nos Estados Unidos. Aqui ficaram, numa terra rodeada das águas frias em que sucumbiram, para sempre envoltos em cinzento frio e húmido. Pensei nisso em Halifax, nesse destino de desconforto climatérico que os acometeu para o todo sempre.
Como em Málaga uns dias antes, vejo Halifax na pressa. Não é turismo ou lazer o que aqui me traz, pois nem turismo ou lazer aqui me trariam. Porém, fico contente pela oportunidade de conhecer esta cidade bem na costa do Atlântico Norte, bem no meio do Canadá distante da Europa, de Toronto e da fronteira com os Estados Unidos. Aqui estamos no território autóctone dos Mi'kmaq e lembram-nos de ter essa humildade sempre que olharmos para nós como brancos em solo não nosso.
É uma cidade simpática que se vê e conhece numa manhã, com tempo de sobra e passo descontraído. Como os canadianos, é uma cidade friendly engolfada pelo cinzento do Norte e, por isso, ganhamos-lhe estima com facilidade, muita facilidade.

1 comentário:

Dalma disse...


Também já estive em Halifax, precisamente en Junho de 2010. O trabalho do meu marido levou-nos um ano ao Canadá (Montreal), o que nos permitiu conhecer muita coisa deste excelente país.
Um dos nossos destinos foi a Nova Escócia e portanto aterramos em Halifax num desses dias de Junho. A cidade foi uma surpresa para mim dadas as inúmeras referências a portugueses. Uns como o Alvaro Fagundes...

http://naterradosplatanos.blogs.sapo.pt/16330.html

... ou outros a quem gerações perpetuaram o nome como os Silvas

http://naterradosplatanos.blogs.sapo.pt/16533.html

Depois houve a Ilha de Príncipe Eduardo onde pude relembrar os caminhos da Anne Shirley que povoou o imaginário da minha infância!




http://naterradosplatanos.blogs.sapo.
http://naterradosplatanos.blogs.sapo.pt/17324.html'
http://naterradosplatanos.blogs.sapo.pt/16533.html